A escrituração contábil nada mais é do que um registro preciso da movimentação financeira e fatos econômicos de uma empresa. Ainda, ela deve contar uma ordem cronológica dessa movimentação. Essa é uma obrigação de todas as empresas de qualquer natureza, exceto o MEI.
Muitas são as empresas que buscam a escrituração apenas como um meio de seguir as normas da Receita Federal. Contudo, é preciso entender que esse é um processo que oferece diversos benefícios em qualquer natureza jurídica.
A seguir, para explicar oque é e como obter uma escrituração contábil, preparamos um conteúdo especial. Para saber mais sobre esse assunto, basta continuar a breve leitura a seguir!
Entenda o que é uma escrituração contábil
Como destacamos anteriormente, esse é um processo que registra em ordem cronológica todas as movimentações e fatos financeiros da empresa. Assim, ele detalha ao máximo o controle patrimonial da empresa.
Todas as empresas e modelos jurídicos devem obrigatoriamente realizar uma escrituração contábil anualmente e entregar para a Receita Federal. Além disso, nesse documento deve conter dados como:
- Demonstrativo de resultados;
- Todo o detalhamento de Fluxo de Caixa;
- Balanço de Verificação;
- Balanço Patrimonial.
Conheça os diferentes tipos de escrituração contábil
A seguir, separamos quais os dois tipos para explicar as principais as diferenças.
1- Escrituração Contábil Fiscal
Também conhecido como ECF, é o documento que detalha todo o registro contábil que pode influenciar nos valores a serem declarados no Imposto de Renda. Mas, há uma exigência de que o envio seja feito pelo formato digital do regime tributário do Lucro Real.
Demais regimes, podem obedecer às necessidades de entregas com base nas definições do cálculo do IRPJ e do CSLL.
2- Escrituração Contábil Digital
Para fins fiscais e previdenciários, a Escrituração Contábil Digital inclui a apuração de resultados e demonstrações contábeis. Ou seja, a obrigatoriedade de envio nela é de balancetes, balanços e livro razão.
Como adquirir?
Primeiramente, esse é um documento de serviço oferecido somente por contadores e escritórios contábeis. Além disso, o responsável deve ter uma inscrição válida no Conselho de Classe.
Caso o profissional responsável não esteja inscrito, o documento não tem validade e se enquadra como um crime de profissão.
Contudo, existem, alguns detalhes que você deve estar atento na aquisição da sua escrituração contábil:
- Que esteja no idioma nacional;
- Tenha uma ordem cronológica na apuração de dados e fatos contábeis;
- Que todos os valores expressados estejam na moeda nacional;
- Tenha documentos de base que justifiquem os lançamentos.
A Probus Prime é especialista!
Como destacamos, a escrituração contábil além de obrigatória para as empresas é de suma importância para a saúde financeira e controle econômico. Além disso, é a principal ferramenta para consulta de dados relevantes do negócio.
Precisa de ajuda para montar a sua e estar em dias com suas obrigações e ainda por cima usufruir de todos esses benefícios? Conte com a Probus Prime.
Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar!